Áreas de atuação

Acolhimento

O setor de Assistência Social trabalha na triagem socioeconômica e na abertura de prontuário do paciente. Além disso garante que a criança e sua família acesse os direitos sociais de saúde, educação e inclusão social.

 

PG11-Nutricionista CCP

Nutrição

No setor de Nutrição é realizada a avaliação e o acompanhamento nutricional de acordo com as necessidades de cada criança. Além disso, cuida do cardápio diário do refeitório da instituição, que oferece uma alimentação saudável tanto às crianças e seus acompanhantes durante o atendimento, quantos aos colaboradores da Casa.

pg12-Fisio CCP

Comunicação Alternativa

O setor de Fonoaudiologia desenvolve a comunicação e a motricidade orofacial das crianças com paralisia cerebral, trabalhando com recursos técnicos e criativos, como a Comunicação Alternativa, que auxilia os pacientes a expressarem seus desejos e sentimentos de alguma forma. Além disso, faz encaminhamentos às especialidades médicas para tratamento complementar e atua como orientadores às famílias.

dentista

Sorriso saudável

O setor de Odontologia oferece tratamento preventivo e curativo às crianças e adolescentes atendidos, além de orientações de higiene bucal às crianças e suas famílias. Nossa equipe de dentista especializada é composta por profissionais voluntários na Casa.

 

Reabilitação

O setor de Fisioterapia, través de exercícios e equipamentos específicos de reabilitação, estimula o paciente a adquirir novas habilidades e independência, ampliando suas funcionalidades e potencialidades.

A CCP é uma das poucas instituições que oferece tratamento com o Pedia Suit, uma estrutura de gaiola elaborada desenvolvida por um programa espacial da Rússia, onde as crianças utilizam uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica e calçados adaptados e ficam interligadas por meio de bandas elásticas.

O conceito do PediaSuit  é o de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do funcional possível, restabelecendo o correto alinhamento postural e a descarga de peso, que são fundamentais na modulação do tônus muscular da função sensorial e vestibular.

Terapia ocupacional

O setor de Terapia Ocupacional atua com diversas atividades específicas para melhorar o desempenho, autonomia e independência nas atividades de vida diária e aumentar a qualidade de vida da criança e do adolescente.

 

 pg15-psicóloga CCPPsicologia

O setor de Psicologia realiza atendimentos individuais e em grupo às crianças e suas famílias, priorizando as áreas psicoeducacional e psicossocial. O setor de psicologia é muito importante no processo de tratamento, pois auxilia a criança e a família em diversos aspectos das suas vidas.

 

pg10-Atendimento

Setor Médico

A equipe médica da CCP é formada por especialistas em pediatria, neurologia, ortopedia e fisiatria, que realizam consultas e acompanham o tratamento de reabilitação voluntariamente.

 100_3208Pedagogia

O setor de pedagogia atua com projetos diferenciados voltados para a autonomia e independência das crianças e adolescentes com deficiência física.

A Estimulação Pedagógica é desenvolvida com atividades individuais e em grupo por meio dos seguintes projetos integrados como:

– Jornal “Os Eficientes”: Desenvolvido pelas próprias crianças e adolescente em tratamento.

– Biblioteca: Incentivo à leitura e desenvolvimento da escrita, interpretação textual e criatividade.

– Dança Inclusiva: Grupo de dança formado por pacientes e ex-pacientes cadeirantes.

– Jogos: Formas alternativas de aprendizagem, favorecendo a integração, noção de regras e a rapidez de raciocínio.

Além disso, acompanha o desempenho escolar das crianças e adolescentes em parceria com as escolas, oferecendo orientação especializada para professores e profissionais do espaço quanto às necessidades cognitivas e materiais do aluno com deficiência.

casa experimental

Casa Experimental

A Casa Experimental foi criada para favorecer o desenvolvimento dos usuários em cooperação com seus familiares, por meio de experimentação de situações prática planejadas, aulas de higiene, vestuário, alimentação e atividades domésticas, proporcionando desta forma a oportunidade de obter mais autonomia pessoal e social.

casa_criança (2)Academia para Pessoas com Deficiência Física

A APADEF é um modelo de Academia Adaptada especialmente para as pessoas usuárias de cadeiras de roda. Os aparelhos funcionam sobre uma plataforma na qual o usuário se instala com a cadeira de rodas que é travada com um sistema próprio da estação. O cadeirante utiliza o peso do próprio corpo para se exercitar. Os equipamentos possuem ótima biomecânica e ergonomia, proporcionando uma contribuição significante no desenvolvimento muscular das pessoas com deficiência.

Subir