Faça sua destinação do IR

O que significa fazer destinação de Imposto de Renda (IR)?

Todos os cidadãos e empresas que geram IR tem obrigação de pagá-lo para a Receita Federal. Porém a legislação brasileira permite que uma parte deste IR seja destinada diretamente para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual direciona as verbas destinadas aos projetos sociais dos Municípios.

Como a destinação é feita?

Pessoas Físicas e Jurídicas podem, respectivamente, destinar até 6% e até 1% do imposto de renda a pagar para o FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Requisito necessário:

  • Pessoa Física: A destinação de até 6% do IR pode ser feita apenas pelo cidadão que declara o imposto pelo Formulário Completo e não pela forma simplificada.
  • Pessoas Jurídicas: Podem destinar até 1% do IR apenas as empresas que declaram seu imposto sob o Lucro Real.

Destinar é muito fácil, veja como funciona:

O cidadão ou a empresa que deseja fazer a destinação pode realizá-la até o final do ano vigente por meio do site do FMDCA (http://fmdca.campinas.sp.gov.br/), pelo qual você ou sua empresa fará um cadastro rápido para ser destinador de IR. O cadastramento dados da pessoa física ou jurídica e o valor correspondente à destinação (de até 6% para PF e até 1% para PJ). Após o preenchimento das informações será emitido um boleto para ser pago até o último dia útil do ano.

As destinações realizadas ao FMDCA de Campinas garantem que uma parte do seu IR seja diretamente aplicada em projetos sociais por meio de instituições sérias habilitadas pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente).

Click na imagem e veja o passo a passo. Observação: O processo para destinação é o mesmo para pessoa física e jurídica.

Slide1

Subir