PROGRAMAS E PROJETOS

A Casa da Criança Paralítica desenvolve diversos programas e projetos integrados que atendem, não apenas as crianças, mas também suas famílias e os ex-pacientes que já finalizaram o tratamento na Casa.

PROGRAMA SÓCIO EDUCATIVO

  • Projeto Encontro: com este projeto a Casa promove a inclusão social das crianças e adolescentes atendidos em parceria com as escolas de rede regular de ensino.
  • Projeto Jornal – Os Eficientes: O jornal é construídos pelos próprios pacientes e visa trabalhar na prática os conceitos de ética, cidadania, interdisciplinaridade, fomentando o desenvolvimento dos pacientes como comunicadores e pensadores críticos.
  • Grupo Operativo: Em grupo, os pacientes e suas famílias discutem e se ajudam nos momentos de desafios enfrentados por causa da deficiência. As atividades visam contribuir para o equilíbrio emocional e afetivo, refletindo no amadurecimento psicossocial.

PROGRAMA FAMÍLIA EM AÇÃO

  • Projeto Ambulatório: Este projeto tem como objetivo avaliar a principal patologia da criança e agilizar a admissão do dela no tratamento.
  • Projeto Grupo de Chegada: Acolhe as famílias com dinâmicas motivacionais e expõe as normas da CCP, em relação aos serviços oferecidos. Este momento é especial e de extrema importância para o início e decorrer do tratamento da crianças.

PROGRAMA DESCOBRINDO A AÇÃO DO CORPO

  • Projeto Comunicação Alternativa: Utiliza o método P.C.S (Picture Communication Symbols) que estabelece a comunicação por meio de símbolos e imagens, melhorando o convívio social e a qualidade de vida dos usuários.
  • Casa Experimental: Favorece a autonomia pessoal, social e as relações interpessoais da criança, por meio da experimentação e da adequação de utensílios adaptados para as atividades de vida diária.
  • Dança Inclusiva: A dança é uma instrumento poderoso de integração, resgate de auto estima e auto conscientização. Este projeto trabalha aspectos de caráter físico e psíquicos, que promovem mudança de comportamento, atitudes e estado físico e emocional.
Subir