A alfabetização é um desafio para a criança, pois exige a exposição a um mundo novo de símbolos, letras e numerais.
Todos estes símbolos precisam ser VISUALIZADOS e SONORIZADOS para que a criança perceba que cada letra possui um som específico e também uma forma específica. Para conseguir absorver esta nova informação que ela está aprendendo é necessário o contato constante com o alfabeto.
A escola é fundamental na alfabetização, porém a realidade desse momento de pandemia exige esforço redobrado da família para suprir as necessidades e estimular seu filho.
Mas tudo pode ser remanejado, reestruturado e remodelado dentro das condições possíveis. E um recurso muito efetivo que você poderá usufruir neste momento são as BRINCADEIRAS!
Então vamos brincar!
ALFABETO
SEPARE:
– Livrinhos e revistas
– O próprio alfabeto
Mostre cada letra, associando-a ao som dela e a uma palavra, por exemplo: B (bê) de BOLA, P(pê) de PAI, assim por diante.
NÚMEROS
SEPARE:
– Os números
– 1 caixa
– 10 objetos pequenos
Os números também devem ser mostrados e contados com a criança, para que perceba o som e a forma de cada um. Coloque a caixinha próxima dos objetos e brinque de guardar na caixa o tanto que foi solicitado, assim ela aprende a quantificar os numerais de forma agradável e ainda vai criando senso de organização.
Os pais são os melhores educadores de seus filhos, nesses momentos, além de ensinar estarão estabelecendo um vínculo de amor e respeito. É tão benéfico quanto, os irmãos, avós e tios realizarem estas brincadeiras também!
No Google existem programas ótimos, coloque na pesquisa: “Alfabeto Cantado” e divirta-se com seu filho!
Setor Pedagógico CCP